terça-feira, 25 de março de 2014

Uma ex na esplanada do café.

O cabelo dela ondulava sobre os ombros, um jeito diferente de lhe enquadrar o rosto, por pouco não a reconheci.
Não ajudou estar distante da mesa e de óculos escuros, ainda por graduar.
Não ajudou a carência de café e as poucas horas de sono, reconheceu-me ela primeiro, sentada com o namorado na esplanada do café, o meu sucessor no cargo.
Chego, sento duas mesas ao lado, coloco carteira e telemóvel sobre a mesa, os óculos esses, ficam onde estavam, no nariz.
Reparo-lhe no vulto ainda sem a reconhecer, silhueta de mulher tão perto, à minha frente.
Olho para a esquerda, para um bulldog branco de manchas castanhas que se lançou em fuga de cú pesado à dona pelas mesas da esplanada onde estou.
Aguardo o momento, o timming certo, o cheirar inevitável que os canideos me fazem ás pernas, afinal, cheiro a cadela Sharpei totalmente sexy e de personalidade carismática.
Levanto o pé no encaixe, com cuidado para não assustar cão e dona, fica o bulldog de patas traseiras e rabo elevado aos deuses, fica o bulldog de boca e lingua pendente na fuga que interrompi, de frente para quem não reconheci.
Espirra-me a criatura - o cão, o nariz da ex manteve-se sereno.
Ri-se a criatura - a ex, o cão espirrou segunda vez.
Chega a dona do cão, agradece, o meu pé regressa ao chão e despeço-me com um coçar simpático e afável atrás das orelhas, uma palmada na xixa do lombo e estou a falar do cão, não da dona deste.
Olho para a mesa ali mesmo à minha frente, perguntou-me se reconheço riso ou é apenas semelhante.
Ela sorri, o namorado não me mostrou os dentes.
Ela ajeita com a mão o cabelo, afastando do seu rosto o capricho do vento e das minhas dúvidas a incerteza.
Levanto-me, ajeito o casaco.
Avanço um passo e tiro do rosto os óculos escuros.
Encosto o joelho direito no chão, aos seus pés, seguro-lhe a mão com as minhas.
Atiro-me de olhos cheios de saudade ao moreno dos olhos dela
Ela sorri, conhece-me bem demais.
Ele não sorri, conhece-me bem demais.
Não hesito, não espero, pergunto:

- Mamã?, mamã és tu?

Nenhum comentário: