segunda-feira, 25 de julho de 2011

Um homem com azar.

Já namorava com a Miss há coisa de 3 meses mais coisa menos coisa desde que lhe enfiara um beijo de surpresa no miradouro de nossa sra do monte quando tropeçaram no Pai dela ao saírem do café onde se encontravam ao pé de Sto. Amaro.
Era a primeira vez que se viam ele e o sogro, o que é sempre um evento interessante e marcante na relação com uma namorada.
Esticou a mão, atirou-lhe um bacalhau e um sorriso na dúvida de como abordar o Pai da moça.
O Pai dela fitou o caramelo que andava atracado à filha de cima abaixo, a trazer a sua menina tarde más horas a casa... logo a mais nova que ele gostava tanto.

Devolveu-lhe o cumprimento - então este é que é o famoso...

Convidou-o para jantar lá em casa com a família nessa noite, já agora conhecia toda a gente e a irmã mais velha ia lá jantar também e aproveitavam, sempre podia conhecer melhor o "Sr Arquitecto".

Tremeu, Sr Arquitecto? wtf? só faltou dizer-lhe que tinha uma pá e uma caçadeira e tinha um descampado muito isolado onde o ia levar a passear...
Ainda se sentia meio sem jeito para dar um belo de um palmadão na namorada quando os gluteos dela pediam e ia agora passar a noite no convívio sobre o escrutínio familiar...

E ele sabia que o Sogrão tinha estado no ultramar...

E tinha uma arma em casa.

Respirou fundo e recompôs-se - Claro! tenho todo o gosto, já podia a sua filha ter-me convidado antes e...

E ficou por ali, não se esticou, tinha toda a noite para se espalhar ao comprido.

-

Entrou em casa da Miss a Matar. Confundiu por sincero e genuíno acidente a Mãe com a irmã mais velha- o que era um excelente sinal caso sobrevivesse ao evento, antes de assumir um compromisso de longo prazo há que conferir primeiro as ancas da mãe, é que os genes...

Adiante.

Estava na operação de charme com a mãe quando leva um pisão no pé.
Vira-se e encontra diante de si o sobrinho de 6 anos da Miss de punhos no ar desafiando-o - queres andar à porrada?
Agarra no puto pelos colarinhos, eleva-o até ao nível dos seus 1.80m - Tu é que és o João?

Abanou a simpática criatura até esta se rir, atirou-o ao ar e segurou-o atravessado apenas com um braço, virou-o de pernas para o ar segurando-o pelos calcanhares e antes que a criança tivesse tempo de se organizar para nova investida sugeriu- queres ir roubar os chocolates da tua tia?? eu digo-te onde estão!

Seguiu a miniatura de gente pelo corredor, ao passar diante da porta da sala segurou o puto pela camisola e levantou-o no ar - deixa-me ir falar à tua mãe e ao teu avô...

Entrou na sala com o sobrinho da namorada a trepar-lhe pelas costas - é suposto não lhe dar de comer depois da meia noite certo?

-

Esboçou a intenção de ajudar a levantar a mesa do jantar. Acabara de colocar dois pratos sobre a bancada da cozinha quando sentiu a mão da namorada nas suas costas e os lábios dela no pescoço.

- Juro que me apetecia rasgar-te a puta da camisa e... na bancada...

- heeey, caaaalma mulher...a tua mãe está a vir para a cozinha... fala baixo!

Afastou de si as mãos que o "molestavam", uma perdida debaixo da camisa e outra já lançada entre a sua barriga e os jeans quando a mãe da Miss entrou de travessa nas mãos pela cozinha adentro.

- Tá quieta! - rosnou entre dentes procurando dar um travo a não-se-passa-nada dentro do possível.

- oh filha , porra, comporta-te!

- Já não se pode fazer nada nesta casa...

Puxou-o pela mão para fora da cozinha, guiou-o até à sala onde o seu Pai se encontrava sentado no sofá.

- Já te disse que não levantas a mesa! - refilou quando o viu fazer olhinhos ao jarro por recolher - ficas ai com o meu Pai que eu trato disto, és convidado... ficas ai e já vou para o pé de ti...

Merda. Tentou acenar-lhe que não, ela respondeu-lhe que sim, esbugalhou os olhos na direcção do sofá, esbugalhou outra vez mas mais abertos para sublinhar que não tinha escolha, colocou as mãos nas ancas e apontou-lhe com o dedo para o sofá.

Resignou-se e sentou-se no sofá singular ao lado do sofá grande onde se encontrava o patriarca da família.

Acompanhou o zapping em silêncio até o Pai dela parar no resumo da jornada.

- A minha filha diz-me que você torce lá pelos gajos do norte...

- Confere... mas olhe que gosto muito do seu clube... - Atirou a ver se pegava a simpatia - é o terceiro clube que mais gosto de Lisboa...

Viu o Pai dela girar de sobrolho franzido o rosto para si

- O terceiro?

- Bem... - porramerdafodase, bastava ter dito que simpatizava com o clube e tava despachado, mas nãaaoooo - eu gosto muito dos seus vizinhos ali de cima... os carroceiros...

- Só há um clube que nos chama isso...

- O meu segundo clube... os carroceiros são o terceiro...

- Quando diz são...

- Quero dizer que muito fim de semana vim eu ver jogos para o Restelo... a Tapadinha... só uma vez, que para ai é mais difícil arranjar companhia e...

Um sorriso, no rosto do monstrengo, um sorriso!!!

- Atão você gosta do Atlético? e do Belem? já podia ter dito, olhe, eu e o meu irmão, o filipe... eu jogava na ponta esquerda e o filipe era no meio, estivemos coisa de 4 anos no Atlético, tenho um outro irmão, o mais novo, esse jogou mesmo a titular no Belenenses, mas esse já não apanhou a guerra...

- A sério? eu estive no Belém um ano antes de me atirar a sério à faculdade...

- Jogou no Belém?

- Joguei pois... ainda levei com um calhau na perna quando viemos fazer um amigável com o Atlético, estávamos na época do natal... e eu estava a fazer o aquecimento!!!

- eh pa, granda história, eu uma vez... espere um pouco - chamou a filha à sala - olha, trás-me ai duas cervejas, mas para mim trás-me daquela preta sem álcool

- super bock? então são duas pretas! ia a dizer...

- Uma vez ... não me lembro do ano... devo ter isso escrito numa fotografia... num ano o meu irmão marca um golo, eu faço-lhe o passe do lado esquerdo e... ele estava tão fora de jogo que até fiquei envergonhado... você conhece... óbvio que conhece, está a ver o topo norte do restelo?

- Que não tinha cobertura nessa altura presumo... fazia uma ventania... o meu Pai costumava ver os jogos dai sem pagar... depois ia lá a GNR...

- Com os cavalos!! correr com o pessoal! eh pa... isso é que era... mas dizia-lhe... obrigado pela Cerveja... mas estás-te a sentar porquê? estou a falar com o teu namorado... vai ver da tua irmã ou da tua mãe que agora estamos a por a conversa em dia... o meu irmão faz o golo e vai comemorar para o topo norte onde tava a ... olha, a mulher dele hoje, a minha cunhada era daquelas belezas de alfama... ele vai comemorar e esqueceu-se que no topo norte estava tudo cheio de gajos do belenenses, começam a atirar-lhe com garrafas... mas não era daquelas de plástico, vidro mesmo e o esperto do meu irmão... atira as garrafas de volta!

- Hahahaha está a falar a sério?

- A minha cunhada é testemunha! o que vale é que ela não era moça para se assustar com essas coisas... acha que é este ano que o Atlético sobe?

- Está a correr bem, têm lá um puto bom... do lado esquerdo, olhe, vai começar o Blackburn com o Liverpool...

- Então vamos pedir à tua namorada para nos ir buscar mais cervejas!!!!

-

A situação era complicada.
A família era simplesmente gigantesca.
O Pai dela vivia sufocado no convívio familiar, nos primos, irmãos, filhos e netos que todos os fins de semana lhe enchiam a casa, e ele como anfitrião, não podia esquivar-se ou ausentar-se duas horas e uns descontos correndo o risco de a desfeita ter a paga de no fim de semana seguinte ter que acordar no sábado ás 05h para levar a patroa a ver os primos lá para os lados da guarda... já que não ajudara em casa ao menos fazia a gentileza de a levar, gente tão amiga e simpática gostavam tanto deles e nunca lhes faziam uma visita...

- Estás lixado com a minha filha que ela sai à mãe - disse-lhe o pai dela a meio de uma cerveja, usara a desculpa de irem ver o esqueleto em construção do novo museu dos coches que se via da varanda para fugir dos 15 membros da família que lhe tinham acampado na sala naquele domingo depois almoço - já deves ter percebido isso tão bem como eu...

Suspirou-lhe e sorriu em resposta.

- A minha filha é um anjo, mas quando lhe dá na telha que é suposto fazeres uma coisa... ui, se não fazes... a mãe dela esteve um ano chateada comigo quando namorávamos, mal me falava e eu não percebi muito bem o porquê até hoje!

Estava a estranhar o desabafo, mas percebeu que era uma introdução a onde realmente queria chegar.

- De hoje a 8... sabes o que há no Restelo não sabes...

- Sei...

- Eu quero... eu tenho que ir ver esse jogo... e tu vais comigo

- Tá combinado!

- Não, o problema... é que há o baptizado da porcaria de um puto, um primo em segundo grau da minha filha.

- Oh ca porra...

- Tu desculpa-me a linguagem, mas eu quero é que o baptizado e o puto se fodam! tou farto de baptizados, é uma seca na porcaria da igreja! e depois é o almoço e a tarde toda a levar com aquela gente e... e eu não vejo o Belém ao vivo desde... desde que era treinado pelo Marinho Peres!

- Fogo... o Marinho... o Tuck no meio campo, o Wilson na defesa... o Marco Aurélio na baliza... jogava o Vidigal do lado direito, o Filgueira ao lado do Wilson, havia o Rogério no meio campo...

Suspiraram saudosistas a fitar o rio...

Virou-se para o futuro cúmplice - nós vamos ver este jogo, o Belenenses não pode cair para a segunda B! nós vamos ver este jogo dê por onde der... mas preciso da tua ajuda...

-

Era sabido no seio familiar dela que o Sr Arquitecto seu namorado tinha quatro projectos na zona envolvente à sua casa, dois na freguesia de Alcântara, um ao pé da antiga sede do Atlético no cruzamento de Alcântara mas já na freguesia dos Prazeres e um outro trabalho na Ajuda.
Quis o "acaso" de seu Pai se ter "esquecido" do Baptizado e combinado levar lá o homem - que homem e fazer o quê não interessa minimamente à questão - para ver o que podia fazer e já tinha combinado com o Sr Arquitecto e o Pai deste e o homem ia para fora e ninguém o avisou senão tinha combinado para o Sábado, mas como fazia questão de ir ao Baptizado, ia ver se despachava tudo cedo, deixava a família na igreja, ia só apanhar o homem, deixava-o com o Sr Arquitecto e ia veloz e sem desvios para o Baptizado, era coisa para perder uns 20 minutos se tanto!

A filha revoltada ligou ao namorado.

- Olha lá, tu combinaste alguma coisa com o meu pai para este domingo?

- Olá para ti também...

- Responde-me que isto é importante!

- Calma porra, gosto quando me falas bem...

- Eu gosto quando me respondes...

- Sim, combinei, falei com ele há uns... 2 meses que precisava de um Homem para me ir resolver uma coisa ali num prédio ao pé de tua casa...

- Que prédio? diz-me.

- Rua prior do Crato... calma...

- Fazer o quê? não pode ser adiado?

- Oh, o Homem vai lá resolver um assunto que me está a encravar o Licenciamento... é uma merda, preciso daquela porra aprovada e isto tem que entrar até terça... o teu pai, digo-te, tá-me a fazer um favor do caraças...

- Não pode ficar para outro dia?

- Preciso de entregar isto terça... mas há algum problema?

- Há, há o baptizado do meu primo e tou a ver que com isto o meu Pai vai-se atrasar e já viste o mau aspecto que dá? se somos o eixo desta família temos que dar o exemplo...

- Eu não sabia! achas que eu era capaz de combinar alguma coisa com o teu Pai se achasse... mas parece que o Homem só pode neste Domingo, mas deve ser rápido...

- O Homem vai fazer o quê mesmo?

- Vai... ah, vai resolver uma situação que preciso de ver pelo licenciamento que tenho que entregar terça, não é nada complicado mas preciso que ele... é uma coisa, olha, ainda bem que me falas disso, deixa-me ver com o meu Pai se ele tem os desenhos prontos, dá-me só um minuto...

Tapou o telemóvel com a mão e contou até vinte e dois- gostava do número.

- Falta imprimir os desenhos... sempre vamos ao cinema domingo à noite?

- Tou irritada contigo, não sei se quero.

- Estás irritada comigo porquê?

- Porque não me disseste que tinhas combinado coisas com o MEU Pai.

Apaneleirou a conversa até ela mudar o tom de voz e poder desligar tranquilo. Estava a correr um risco tremendo, mas era isso ou perder o jogo da permanência...

Há que ter prioridades.

-

Estacionou o carro na Rua da Junqueira. Ainda pensou em por no Parque da Antiga FIL ou até mesmo ao pé do campo das Salésias e não correr o menor risco de ser apanhado.
Era suposto andar por aqueles lados, mas mesmo assim... mesmo assim trouxe o carro da Mãe para não o reconhecer à primeira.
Por declamação da Mãe da namorada, em vez de o Pai andar de um lado para o outro a perder tempo iam de táxi para a igreja, ele despachava-se e ia lá ter depressa e bonitinho.
Elas estavam na zona... devia ter vindo de boné e óculos escuros... e um bigode...

Viu o Pai dela descer do Alto de Santo Amaro a passo de corrida.
Aguardou por ele diante da Carris.
Cumprimentaram-se com o olhar e seguiram rapidamente para a Junqueira.

Abriu o carro e entregou ao Sogro o cachecol do Belém que este lhe dera com uns dias de antecedência para não correr o risco de o verem sair de casa "artilhado" para o jogo. Retirou para si o de lã azul-branco-azul que tinha desde que nascera - que fora do seu Tio, adepto do Belenenses.

O sogro reparou no poder old school do cachecol, invejou-lhe ao mesmo tempo que aumentava o respeito pelo cúmplice.

Estacionaram perto do estádio - estamos a falar do Belenenses... há sempre onde estacionar.
Descontraíram quer no passo quer na conversa. era altura de falar de bola.

Como combinado, no intervalo enviou a mensagem abonatória à namorada- " o teu pai já se tá a passar com o homem, o gajo nunca mais lhe aparece, nunca o vi assim tão irritado"

O telemóvel vibrou com a resposta que partilhou o visionamento - "irritada tou eu a ficar, eu sabia que isto ia acontecer!! achas que vai demorar muito?"

Respondeu que não fazia ideia, e concentrou-se no começo da segunda parte.
Era só preciso a porcaria de um golo, fazer o 1-0 e garantir a manutenção...

A meio da segunda parte num remate colocado... Golo do Belenenses, loucura nas bancadas.

Valia a pena, tudo valia a pena por aquele momento de euforia...

A incapacidade técnica do adversário para passar do meio campo levou à descontracção, ao clássico esponjar na cadeira e saborear o Belém a vencer no relvado e ao fundo o rio... num domingo à tarde... isto sim é vida.

- Olha, está-me a ligar a sua filha...

- E a mim a Mãe dela... isto tá o quê? 2 minutos para acabar? digo-lhe que estou a caminho?

- Não sei se é boa ideia atender...- Olharam para o jogo, substituição para queimar tempo

- Isto já não dá nada, ela pensa que tou na rua - atendeu - Olá, eh pá, ia para ai agora, só me despachei agora... mais à merda do hom...

Golo do Belenenses.

Estavam no meio dos Ultra, não da Fúria Azul, mas sim dos velhos do tempo do Matateu que se esmifraram todos a gritar o 2-0.
A ideia inicial era sentir o jogo e o calor humano.

O resultado final foi a Mãe da Namorada responder ao golo com um seco - falamos logo à noite.

Fitaram-se sem dizer nada, sorriam.

- Estou tão fodido...

Sentiu vibrar o telemóvel.

- Estamos, estamos o dois... é uma mensagem da sua filha, é suposto estar em sua casa quando elas chegarem logo à noite.



Nota - No dia 21 de Agosto, na primeira jornada da segunda divisão...

Belenenses - Atlético CP, o Derby Ocidental de Lisboa.

( e eu vou ver...)

Nenhum comentário: